terça-feira, 30 de agosto de 2011

SEQUENCIA DIDATICA

CMEI Santos Andrade

CMEI SANTOS ANDRADE - cmeisantosandrade@gmail.com

Profissionais: Roseni Gomes Machado e Silmara Maria Vaz da Silva

Modalidade organizativa do tempo: Sequência didática

Área de formação humana: Pensamento Lógico-matemático

Público alvo: Pré (4 a 5 anos)

Tempo estimado: dois meses (2 vezes por semana)

Objetivos:
☻Levantar hipóteses na resolução de situações problema.
☻Fazer estimativas, buscando soluções para desafios propostos.
☻Agrupar objetos em subconjuntos, de acordo com suas características.
☻Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção:       contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.

Justificativa: Considerando que os jogos auxiliam no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nas crianças e compreendendo que as crianças desta faixa etária já interiorizaram os procedimentos básicos de jogos, propomos essa sequência didática para que elas conheçam e ampliem seu repertório de jogos.

Recursos materiais: Jogos disponíveis em sala: Jogo da velha, jogo da memória, quebra cabeça, dominó, jogo de percurso, jogo da velha e jogos no computador.
Será trabalhado o jogo da memória concreto e jogo da memória virtual.


Desenvolvimento:

1ª etapa - Roda de conversa com toda a turma para apresentação do jogo e das regras.

2ª etapa – Proporcionar às crianças rodadas de jogos da memória (coletivo), onde a turma será dividida em 2 equipes. Será chamada uma criança de cada equipe, as quais escolherão as cartas aleatoriamente, tentando formar os pares.

3ª etapa – Propor que as crianças, em pequenos grupos, joguem com a orientação do educador, enquanto os demais estarão ocupados com outras atividades como: cantinho da leitura, cantinho da beleza e massinha de modelar.

4ª etapa – Proporcionar às crianças diferentes jogos da memória – jogo da memória do agrinho, jogos da memória confeccionados pelas crianças, onde as crianças que tiverem mais facilidade para jogar serão incentivadas a ensinar aquelas que ainda não sabem e as que precisam de ajuda.

5ª etapa – Oferecer às crianças os jogos da memória virtual, onde em duplas se revezarão, sabendo que as demais ficarão com outros jogos na mesa como: quebra cabeça e jogo da velha. Neste momento a turma estará dividida em dois grupos, um grupo fica no CMEI, o outro vai para a aula de informática na escola onde temos parceria, todas as crianças têm computador de uso individual e há trocas de grupos para que todos participem das mesmas atividades.




Registro visual: Fotos em anexo.

Avaliação: Faremos avaliação por meio da observação e anotações durante as etapas:
- conhecem e respeitam as regras;
- utilizam os procedimentos para os jogos, encontrando as peças iguais, formando pares;
- organizam, ordenam e comparam peças.

Os objetivos propostos estarão sendo alcançados na medida em que as crianças vão dominando o jogo, em que aumentamos o grau de dificuldade e mudamos os critérios.








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