ROTEIRO KIDSMART
As crianças tem acesso ao computador 3 vezes por semana, sendo que na terça feira elas são divididas em dois grupos no período da manha e tarde, o primeiro grupo vai pra aula de informática na escola e o segundo vai a tarde, o grupo que fica no CMEI utiliza jogos no KIDSMART, a tarde é feita a troca dos grupos.
Na chegada e saída do CMEI é feito cantos no qual o KIDSMART é utilizado juntamente com outros jogos de mesa, sempre se revesando no computador.
As crianças conhecem todos os jogos do KIDSMART, portanto eles escolhem os quais querem, o mais escolhidos pelas crianças são:
CASA DO TEMPO E GEOGRAFIA DA TRUDY 2.
JOGO: Caçar bala de goma, Caixa de areia de símbolos.
CASA DE MATEMATICA DA MILIE
JOGO: Fabrica de biscoitos, construir casas para ratos (formas geométricas).
Com a troca do mouse por um menor, as crianças adquiriram maior domínio e coordenação mais precisa, sendo com a maioria desnecessária o apoio do educador.
Quanto ao uso do teclado, alguns necessitam de orientação outros já aprenderam a dominar com o tempo, todos gostaram de digitar o próprio nome e vê-lo impresso.
Para que a criança seja um usuário efetivo do computador deve ter internet, todos os programas do Microsoft Office, gravador de CD e DVD para gravar suas criações, muviemaker e mais um computador em sala.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
SEQUENCIA DIDATICA
CMEI Santos Andrade
CMEI SANTOS ANDRADE - cmeisantosandrade@gmail.com
Profissionais: Roseni Gomes Machado e Silmara Maria Vaz da Silva
Modalidade organizativa do tempo: Sequência didática
Área de formação humana: Pensamento Lógico-matemático
Público alvo: Pré (4 a 5 anos)
Tempo estimado: dois meses (2 vezes por semana)
Objetivos:
☻Levantar hipóteses na resolução de situações problema.
☻Fazer estimativas, buscando soluções para desafios propostos.
☻Agrupar objetos em subconjuntos, de acordo com suas características.
☻Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
Justificativa: Considerando que os jogos auxiliam no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nas crianças e compreendendo que as crianças desta faixa etária já interiorizaram os procedimentos básicos de jogos, propomos essa sequência didática para que elas conheçam e ampliem seu repertório de jogos.
Recursos materiais: Jogos disponíveis em sala: Jogo da velha, jogo da memória, quebra cabeça, dominó, jogo de percurso, jogo da velha e jogos no computador.
Será trabalhado o jogo da memória concreto e jogo da memória virtual.
Desenvolvimento:
1ª etapa - Roda de conversa com toda a turma para apresentação do jogo e das regras.
2ª etapa – Proporcionar às crianças rodadas de jogos da memória (coletivo), onde a turma será dividida em 2 equipes. Será chamada uma criança de cada equipe, as quais escolherão as cartas aleatoriamente, tentando formar os pares.
3ª etapa – Propor que as crianças, em pequenos grupos, joguem com a orientação do educador, enquanto os demais estarão ocupados com outras atividades como: cantinho da leitura, cantinho da beleza e massinha de modelar.
4ª etapa – Proporcionar às crianças diferentes jogos da memória – jogo da memória do agrinho, jogos da memória confeccionados pelas crianças, onde as crianças que tiverem mais facilidade para jogar serão incentivadas a ensinar aquelas que ainda não sabem e as que precisam de ajuda.
5ª etapa – Oferecer às crianças os jogos da memória virtual, onde em duplas se revezarão, sabendo que as demais ficarão com outros jogos na mesa como: quebra cabeça e jogo da velha. Neste momento a turma estará dividida em dois grupos, um grupo fica no CMEI, o outro vai para a aula de informática na escola onde temos parceria, todas as crianças têm computador de uso individual e há trocas de grupos para que todos participem das mesmas atividades.
Registro visual: Fotos em anexo.
Avaliação: Faremos avaliação por meio da observação e anotações durante as etapas:
- conhecem e respeitam as regras;
- utilizam os procedimentos para os jogos, encontrando as peças iguais, formando pares;
- organizam, ordenam e comparam peças.
Os objetivos propostos estarão sendo alcançados na medida em que as crianças vão dominando o jogo, em que aumentamos o grau de dificuldade e mudamos os critérios.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)